segunda-feira, 2 de abril de 2012

Roteiro vida Game

Vida Game | Animação

1. Interna – Dia – Quarto de CÍNTIA (ou sótão) / Live-action
EDU pega o videogame no baú e o leva, ansiosamente, para a sala (ou quarto).

2. Interna – Dia – Quarto de EDU (ou sala) / Live-action
EDU instala o videogame na TV e começa a jogar. Algum tempo depois, ele é “sugado” para a tela.

3. Tela Inicial / Animação (Stop-Motion + 2D)
Entra tela inicial, com uma imagem de EDU, em gráfico de videogame antigo (16-BIT) e letreiros: VIDA GAME; Press Start. [Ver referência 3.3]
Trilha de abertura. [Ver referência 1.2.1]
FADE OUT

4. Introdução / Gráfico de videogame 16-BIT
A tela será dividida em duas: Acima, a tela de “ação”; abaixo, “diálogos”. [Ver referências 2.2 e 2.4]
Tela AÇÃO
Tela DIÁLOGOS

1.
EDU reaparece, agora em animação. As imagens são vistas por uma perspectiva overhead, como The Legend of Zelda: A Link to The Past (SNES, 1991). O primeiro cenário lembra o quarto (ou sala) onde EDU estava jogando videogame. No local onde antes estava a TV, agora há um buraco, cheio de tijolos quebrados. Ele caminha e entra no buraco.

FADE

1.
EDU - ???
2.
Ele chega em um cenário formado por dois grandes caminhos, divididos por paredes de tijolo, formando vários caminhos paralelos, como em um labirinto.



Luz misteriosa desaparece, e EDU fica sozinho diante do labirinto.

2.


VOZ MISTERIOSA – EDU! Cada um destes CAMINHOS contém necessidades, prazeres e deveres de todas as pessoas... Será que você está pronto para o VIDA GAME?


 5. Começa o jogo / Animação (Stop-Motion + 2D)
Trilha: Referências 1.1 e 1.4
Entram BARRAS DE STATUS:
À esquerda da tela, estão: uma barra de moedinhas, a barra DINHEIRO (que sobe conforme ele encontra valises que representam trabalho) e um diploma, representando a barra ESTUDOS, acompanhado de um contador, que começa em 0% e vai até 100% (os números aumentam quando ele encontra pequenos diplomas semelhantes no cenário). E a barra AMBIENTE, representada por um planeta Terra.
À direita da tela, estão: uma barra identificada por uma carinha feliz – a barra LAZER, que aumenta conforme ele “pega” itens de consumo e lazer, como roupas, eletrônicos e comida (quando ele pega uma roupa, começa a usá-la, e quando come, fica gordinho por alguns segundos). Mas esses itens fazem a barra DINHEIRO diminuir, e deixam um “rastro”, como um papelzinho amassado, que faz diminuir a barra AMBIENTE. A barra “lazer” diminui gradualmente se ele não pega nenhum desses itens ou se fica sem dinheiro. A barra RELACIONAMENTOS é representada por metade de um coração, que fica completo quando ele encontra a MENINA.

Tela AÇÃO
Tela DIÁLOGOS

1.
Um LIVRO cai do teto. EDU se aproxima dele e entra CAIXA DE DIÁLOGO. Conforme as letras aparecem, a câmera se aproxima das BARRAS DE STATUS referentes:
Câmera se aproxima da barra RELACIONAMENTOS.

Câmera se aproxima dos itens de consumo (alguns já podem ser vistos no começo da plataforma)

Câmera se aproxima da barra LAZER.

Câmera se aproxima da barra AMBIENTE.


Câmera se aproxima das barras ESTUDOS e DINHEIRO. E de uma valise, representando trabalho.
1.
CAIXA DE DIÁLOGO



“...Você precisa fazer amigos, que lhe darão pontos de relacionamentos...

Sua diversão,
e consumo

lhe darão pontos de lazer...

Mas devem ser usados com prudência, para não afetar muito o ambiente...
Seu trabalho, esforço e estudos, lhe renderão pontos de evolução... E dinheiro...
Você tem uma “vida” toda pela frente. Administre bem suas ações!
2.
EDU começa a caminhar pela passagem de tijolos da direita. É possível ver o que está no lado esquerdo, mas a passagem está bloqueada pelas paredes. Em alguns pontos, existem passagens entre os dois grandes caminhos, mas não aqui. A câmera acompanha EDU. Ele encontra um sorvete de casquinha, que aumenta pontos de LAZER, mas diminui duas moedinhas do DINHEIRO e a barra AMBIENTE (câmera se aproxima para mostrar bem).
Ele passa por um boné (ao lado de uma placa “COMPRE! COMPRE! LIQUIDAÇÃO!”) e acontece a mesma coisa – mas a barra DINHEIRO fica zerada.
Ele passa por um cheeseburger. Entra CAIXA DE DIÁLOGO.

Ele passa para a coluna da esquerda, por uma passagem, e encontra uma valise. Entra CAIXA DE DIÁLOGO.

Ele salta para uma plataforma flutuante, logo acima, onde há um DIPLOMA. A barra ESTUDOS cresce para 25% (câmera se aproxima da barra para mostrar). Passa pela barra LAZER, que começa a diminuir.

Ele desce novamente e pega a valise. A barra DINHEIRO cresce duas moedinhas.

Ele encontra uma passagem para a coluna da direita, onde encontra MENINA. A barra RELACIONAMENTOS começa gradualmente a crescer.



MENINA começa a seguir EDU por todos os lados. Agora, ele gasta em dobro – pega vários itens de consumo, como milkshakes, ingressos de cinema, comida, etc. Mas a barra LAZER está sempre cheia e o coraçãozinho que representa RELACIONAMENTOS está completo. Porém, DINHEIRO e AMBIENTE chegam ao zero. Câmera se aproxima da barra AMBIENTE zerada, e o cenário começa a ruir. [Trilha: Referência 1.5]

Eles começam a correr pelo cenário, mas todas as paredes estão caindo; eles ignoram todos os itens. Até que atingem um ponto em que pedras bloqueiam a subida. Tudo desaba sobre eles.

Tela fica preta.
2.











Você não tem dinheiro o suficiente. Vai passar fome?

Você não tem formação acadêmica o suficiente para esse emprego.












MENINA – E aí, EDU?
EDU – Oi! Você por acaso está tentando sobreviver nesse estranho mundo?
MENINA – Eu tô.
EDU – Que coincidência, eu também! Posso te acompanhar?




MENINA – O que está acontecendo?
VOZ MISTERIOSA - VOCÊ NÃO SOUBE ADMINISTRAR SUAS AÇÕES... E PERDEU OS PONTOS QUE SUSTENTAVAM O SEU MUNDO...




= GAME OVER =

6. Segunda tentativa | Gráfico de videogame 16-BIT

Tela AÇÃO
Tela DIÁLOGOS
                       
1.
“Vinheta” mostra que o EDU perdeu uma das duas vidas que possuía.
1.
Aparecem duas opções: SAIR ou TENTAR NOVAMENTE. Ele seleciona a última.
2.
EDU volta ao início da fase.
2.
EDU: OK, sem palhaçada dessa vez...
3.
Entra EDIÇÃO DE IMAGENS que mostram vários momentos da segunda tentativa do EDU. Ele passa mais tempo pegando itens de educação e trabalho do que itens de consumo. Ele e a MENINA, algumas vezes, tem que desviar de uma roupa, ao lado de um cartaz “OFERTA!!!” ou equipamento eletrônico com letreiros luminosos “PROMOÇÃO!!!” que está muito próximo.
Ao fim, chegam ao fim do cenário.


Vemos que os pontos adquiridos nas barras de status zeram gradativamente, e, enquanto os números vão baixando, vão surgindo tijolos que constroem uma continuação do cenário, que vai até o limite da tela e continuam.
A LUZ MISTERIOSA aparece sobre eles de novo.




Fogos de artifício e/ou outros efeitos semelhantes mostram que EDU venceu o jogo. O personagem dá um salto de comemoração.
3.





EDU: Parece que esse é o fim da linha...
MENINA: Não... Olha só!





VOZ MISTERIOSA: Parabéns, EDU... Você acabou de usar as suas habilidades para enxergar um pouco melhor o seu futuro. Agora, é com você. Continue assim e lembre-se: no mundo real, as segundas chances são bem mais raras... E se ele entrar em colapso... Provavelmente vai ser uma vez só...

6. Interna – Dia – Quarto de EDU (ou sala) | Live action
Trilha: Referência 1.4.2
A cena começa com a sala vazia. EDU “salta” para dentro do mundo real, surge através de efeito especial que lembra os gráficos do videogame (Referência: Scott Pilgrim). Um som de alguma coisa batendo na janela. Ele vai até lá. Câmera em primeira pessoa mostra que lá fora há uma MENINA, que joga pedrinhas no vidro para chamar sua atenção. Ele corre em direção à porta, mas volta e desliga o videogame antes de sair. 

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